ATIVIDADES DO 2º TRIMESTRE
ATIVIDADE 03/2T - REGIÕES BRASILEIRAS
Distribuição das Terras Indígenas
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
1º PLANO DE ESTUDO DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Cole no CADERNO o mapa abaixo fornecido pelo professor.
Passo 02 - Escolha cinco cores e pinte cada região brasileira. Faça uma legenda para esta finalidade;
Passo 03 - Identifique no mapa a sigla de cada Unidade da Federação;
Passo 04 - Agora, analise com atenção a tabela abaixo:
Passo 05 - Utilize a tabela acima e e o mapa para responder no CADERNO, após a colagem do mapa, as questões a seguir:
1-) Qual região brasileira possui a maior quantidade de terras indígenas? Qual é a porcentagem de terras indígenas nesta região em relação ao território brasileiro aproximadamente?
2-) Qual região brasileira possui a menor quantidade de terras indígenas? Qual é a porcentagem de terras indígenas nesta região em relação ao território brasileiro aproximadamente?
3-) Faça uma lista das regiões brasileiras com os totais de terras indígenas por região, em quilômetros quadrados.
4-) Pesquise qual é área do estado de São Paulo?
5-) Qual são os três estados com as maiores e menores quantidade de terras respectivamente? Coloque a área de terras indígenas de cada estado.
6-) Neste momento da atividade, você já sabe qual é a região com o maior quantidade de terras no Brasil. Faça uma reflexão e explique os motivos desta região ainda concentrar o maior número de indígenas brasileiros (povos originários).
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 27/06/25 (sexta-feira).
____________________________________________________
ATIVIDADE 02/2T - MOVIMENTO MIGRATÓRIO
2º PLANO DE ESTUDO DE MAIO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Pesquise.
Passo 02 - Copie (caneta) e responda (lápis) as
questões da lousa abaixo no seu CADERNO:
OBSERVAÇÕES
- Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 02/2T - Movimento Migratório;
- Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada);
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 29/05/25 (quinta-feira).
ATIVIDADE 01/2T - Povos Originários no Mundo
1º PLANO DE ESTUDO DE MAIO
Faça um RESUMO no seu CADERNO sobre os POVOS ORIGINÁRIOS DO MUNDO baseado na apresentação de slides do link a seguir:
OBSERVAÇÕES
- TEXTO À CANETA (1,0 ponto a menos para os resumos feitos a lápis).
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 15/05/25 (quinta-feira).
-----------------XXXXXXX-----------------
ATIVIDADES DO 1º TRIMESTRE
ATIVIDADE 04/1T - A Disputa de Terras no Brasil
2º PLANO DE ESTUDO DE ABRIL
INSTRUÇÕES
1-) Assista os três vídeos abaixo:
2-) Após assistir os vídeos, utilize o conteúdos dos mesmos para responder as questões a seguir:
a) Por que o GARIMPO é uma AMEAÇA às Terras Indígenas?
b) Por que PROTEGER as Terras Indígenas?
c) Faça um resumo do vídeo: "A QUESTÃO INDÍGENA".
3-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 08/05/25 (segunda-feira).
_________________________________________
ATIVIDADE 03/1T - A Territorialização Indígena no Brasil
1º PLANO DE ESTUDO DE ABRIL

INSTRUÇÕES
1-) Responda as questões a lousa abaixo com o auxílio do link a seguir:2-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 14/04/25 (segunda-feira).
__________________________________________
ATIVIDADE 02/1T - Limites do Território Brasileiro
2º PLANO DE ESTUDO DE MARÇO
INSTRUÇÕES
1-) Faça uma pequena pesquisa nos link abaixo, na internet e em mapas para responder as questões da lousa a seguir:2-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 03/04/25.
__________________________________________
ATIVIDADE 01/1T - Formas de Discriminação
1º PLANO DE ESTUDO DE MARÇO
INSTRUÇÕES
1-) Faça uma pequena pesquisa neste link 👉 https://www.geokratos.ggf.br/2025/03/formas-de-discriminacao.html e registre no seu CADERNO o significado destes conceitos abaixo:• Preconceito:
• Racismo:
• Xenofobia:
• Estereótipo:
• Classismo:
• Sexismo:
• Sexismo:
• Discriminação religiosa:
2-) Ainda no seu caderno, cite mais três formas de discriminação que você acha mais grave.
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 20/03/25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.