terça-feira, 21 de maio de 2024

Bacia Hidrográfica

            Uma bacia hidrográfica é uma área geográfica definida pelo sistema de drenagem de água. Ela inclui os rios e seus afluentes, bem como as áreas de drenagem associadas. Essa região é um sistema natural que permite a circulação de água, sedimentos e nutrientes ao longo de um curso d’água, desde a nascente até a foz. Em outras palavras, a bacia hidrográfica é a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.
            É importante ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, estamos necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar para um rio. 
            O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água, que funcionam como uma espécie de fronteira: de um lado, a água escoa em direção a um rio, e do outro lado, em direção a outro rio. Esses divisores de água estão relacionados à força da gravidade, fazendo com que as águas fluam sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos mais baixos, onde geralmente estão os leitos dos rios. 
            A conservação das bacias hidrográficas é fundamental para a preservação dos recursos hídricos (água potável, água para irrigação, entre outros), para o controle ou proteção de enchentes, para a manutenção da vida aquática e ribeirinha e para conservação do meio ambiente.


Os vales fluvias podem ser considerados microbacias ou, em vários casos, 
uma sub-bacia de uma grande bacia hidrográfica.

Vamos entender esta hierarquia de bacias hidrográficas:

1. Microbacias:
  • Uma microbacia é uma área menor dentro de uma bacia hidrográfica;
  • Ela é delimitada por divisores de água e inclui cursos d’água menores, como riachos ou córregos;
  • Os vales frequentemente fazem parte de microbacias, pois são áreas onde a água flui em direção a um curso d’água específico;
  • Geralmente são as áreas de drenagens dos cursos d´água chamados de subafluentes.
2. Sub-bacias:
  • As sub-bacias são partes maiores de uma bacia hidrográfica;
  • Elas incluem múltiplas microbacias e são delimitadas por divisores de água maiores;
  • Os vales também podem estar dentro de uma sub-bacia, contribuindo para o fluxo de água em direção a um rio principal;
  • Geralmente são as áreas de drenagens dos cursos d´água chamados de afluentes.
3. Bacias Hidrográficas:
  • As bacias hidrográficas são as grandes áreas onde toda a água flui para um único ponto de saída, como um rio principal;
  • Elas englobam múltiplas sub-bacias e microbacias, formando um sistema complexo de drenagem;
  • São as áreas de drenagens do rio principal.

EXEMPLO:

            No município de Cubatão temos o rio Perequê, um do mais conhecidos na cidade. Este rio desemboca no rio Cubatão que por sua vez deságua no estuário de Santos. Este estuário direciona todo o volume de água até o oceano Atlântico. 
                Agora, utilizando a classificação ou hierarquia das bacias hidrográficas, podemos afirmar que o rio Perequê é uma microbacia dentro da sub-bacia hidrográfica do rio Cubatão que por sua vez faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste.

Bacias hidrográficas do Brasil


 VEJA O VÍDEO
👇








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.