ATIVIDADES DO 2º TRIMESTRE
ATIVIDADE 04/2T - OS IMIGRANTES
2º PLANO DE ESTUDO DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Faça uma pesquisa em FOLHA SEPARADA (papel almaço) sobre os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir do final do século XIX.
O texto da pesquisa deve conter o MOTIVO que levaram estes imigrantes escolherem o Brasil como destino, como estava o país dos imigrantes na época da migração, qual o PORTO PRINCIPAL que recebeu estes imigrantes, qual a QUANTIDADE de imigrantes que chegaram aproximadamente, para quais ESTADOS BRASILEIROS a maioria destes imigrantes foram encaminhados, qual a FUNÇÃO (TRABALHO) que a maioria teve no início da migração, se houve algum TIPO DE DISCRIMINAÇÃO contra estes imigrantes, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial (explique os motivos), quais CIDADES BRASILEIRAS concentram hoje em dia esses imigrantes. Explique se houve miscigenação aqui no Brasil. Cite as COMIDAS TÍPICAS que foram introduzidas aqui no Brasil por desses imigrantes. Faça uma LISTA DE NOMES E SOBRENOMES que temos hoje no Brasil que são de origem destes imigrantes.
DIVISÃO DA PESQUISA
Conforme as instruções sobre o CONTEÚDO da pesquisa feito acima, dividimos o tema desta forma:
Alunos nº 01 ao 06: IMIGRANTES ALEMÃES;
Alunos nº 07 ao 12: IMIGRANTES ITALIANOS;
Alunos nº 13 e acima: IMIGRANTES JAPONESES.
OBSERVAÇÕES
- Entrega : a partir do dia 07/07/25 (segunda-feira).
____________________________________________________
ATIVIDADE 03/2T - REGIÕES BRASILEIRAS
Distribuição das Terras Indígenas
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
1º PLANO DE ESTUDO DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Cole no CADERNO o mapa abaixo fornecido pelo professor.
Passo 02 - Escolha cinco cores e pinte cada região brasileira. Faça uma legenda para esta finalidade;
Passo 03 - Identifique no mapa a sigla de cada Unidade da Federação;
Passo 04 - Agora, analise com atenção a tabela abaixo:
Passo 05 - Utilize a tabela acima e o mapa para responder no CADERNO, após a colagem do mapa, as questões a seguir:
1-) Qual região brasileira possui a maior quantidade de terras indígenas? Qual é a porcentagem de terras indígenas nesta região em relação ao território brasileiro aproximadamente?
2-) Qual região brasileira possui a menor quantidade de terras indígenas? Qual é a porcentagem de terras indígenas nesta região em relação ao território brasileiro aproximadamente?
3-) Faça uma lista das regiões brasileiras com os totais de terras indígenas por região, em quilômetros quadrados.
4-) Pesquise qual é área do estado de São Paulo?
5-) Qual são os três estados com as maiores e menores quantidade de terras respectivamente? Coloque a área de terras indígenas de cada estado.
6-) Neste momento da atividade, você já sabe qual é a região com o maior quantidade de terras no Brasil. Faça uma reflexão e explique os motivos desta região ainda concentrar o maior número de indígenas brasileiros (povos originários).
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 26/06/25 (quinta-feira).
____________________________________________________
ATIVIDADE 02/2T - MOVIMENTO MIGRATÓRIO
2º PLANO DE ESTUDO DE MAIO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Pesquise.
Passo 02 - Copie (caneta) e responda (lápis) as
questões da lousa abaixo no seu CADERNO:
OBSERVAÇÕES
- Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 02/2T - Movimento Migratório;
- Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada);
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 29/05/25 (quinta-feira).
ATIVIDADE 01/2T - Povos Originários no Mundo
1º PLANO DE ESTUDO DE MAIO
Faça um RESUMO no seu CADERNO sobre os POVOS ORIGINÁRIOS DO MUNDO baseado na apresentação de slides do link a seguir:
OBSERVAÇÕES
- TEXTO À CANETA (1,0 ponto a menos para os resumos feitos a lápis).
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 15/05/25 (quinta-feira).
-----------------XXXXXXX-----------------
ATIVIDADES DO 1º TRIMESTRE
ATIVIDADE 04/1T - A Disputa de Terras no Brasil
2º PLANO DE ESTUDO DE ABRIL
INSTRUÇÕES
1-) Assista os três vídeos abaixo:
2-) Após assistir os vídeos, utilize o conteúdos dos mesmos para responder as questões a seguir:
a) Por que o GARIMPO é uma AMEAÇA às Terras Indígenas?
b) Por que PROTEGER as Terras Indígenas?
c) Faça um resumo do vídeo: "A QUESTÃO INDÍGENA".
3-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 08/05/25 (segunda-feira).
_________________________________________
ATIVIDADE 03/1T - A Territorialização Indígena no Brasil
1º PLANO DE ESTUDO DE ABRIL

INSTRUÇÕES
1-) Responda as questões a lousa abaixo com o auxílio do link a seguir:2-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 14/04/25 (segunda-feira).
__________________________________________
ATIVIDADE 02/1T - Limites do Território Brasileiro
2º PLANO DE ESTUDO DE MARÇO
INSTRUÇÕES
1-) Faça uma pequena pesquisa nos link abaixo, na internet e em mapas para responder as questões da lousa a seguir:2-) Registre no seu CADERNO a atividade conforme as observações abaixo:
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 03/04/25.
__________________________________________
ATIVIDADE 01/1T - Formas de Discriminação
1º PLANO DE ESTUDO DE MARÇO
INSTRUÇÕES
1-) Faça uma pequena pesquisa neste link 👉 https://www.geokratos.ggf.br/2025/03/formas-de-discriminacao.html e registre no seu CADERNO o significado destes conceitos abaixo:• Preconceito:
• Racismo:
• Xenofobia:
• Estereótipo:
• Classismo:
• Sexismo:
• Sexismo:
• Discriminação religiosa:
2-) Ainda no seu caderno, cite mais três formas de discriminação que você acha mais grave.
OBSERVAÇÕES
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 20/03/25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.