quinta-feira, 2 de novembro de 2023

AT8



ATIVIDADES DO 3º TRIMESTRE

POSTADO EM 26/10/25


ATIVIDADE 04/3T - EXPERIÊNCIAS SUSTENTÁVEIS
 PLANO DE ESTUDO DE OUTUBRO


INSTRUÇÕES

Faça uma pesquisa individual no seu CADERNO com o tema relacionado ao seu número de chamada. Veja o tema (EXPERIÊNCIA SUSTENTÁVEL) da sua pesquisa na tabela abaixo:


Sua pesquisa / texto deve responder as seguintes questões: 1-) O que é ? 2-) Quais problemas irá resolver? 3-) Por que é uma ação sustentável (economicamente, socialmente e ambientalmente)?

OBSERVAÇÃO
  • Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
  • Pesquisa à caneta (menos 1,0 ponto para o pesquisa feita a lápis);
  • Uma página do seu caderno é suficiente para expor uma boa pesquisa;
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 07/11/25 (PRAZO: 10 DIAS).
_____________________________________________________


ATIVIDADE 03/3T - DESASTRES AMBIENTAIS
 PLANO DE ESTUDO DE OUTUBRO

INSTRUÇÕES

Sua missão é investigar e registrar no CADERNO um desastre ambiental que marcou a história. Vamos entender não apenas o que aconteceu, mas também suas causas, impactos e, o mais importante, o que podemos aprender com ele para evitar que se repita.

Sua pesquisa deve conter as seguintes informações:

1-) Identificação Básica:
  • Nome do desastre: Qual é o nome pelo qual esse evento ficou conhecido?
  • Onde e quando: Localização geográfica (país, cidade/região, bioma afetado) e a data ou período em que ocorreu.
2-) A Investigação: Causas e Consequências
  • O que aconteceu? (A Causa): Foi um acidente industrial? Um vazamento? Um incêndio florestal? Explique o motivo que desencadeou o desastre.
  • Quem esteve envolvido? Identifique, se possível, os responsáveis (empresas, ações humanas) e as vítimas (comunidades, populações tradicionais, trabalhadores).
  • Impactos no Meio Ambiente: Quais foram os danos aos ecossistemas? (ex: poluição de rios e solos, morte de animais, destruição de florestas).
  • Impactos na sociedade: Como a população humana foi afetada? (ex: pessoas ficaram doentes, perderam suas casas, tiveram que sair de suas cidades, prejuízos econômicos).
3-) Aprendizado e Soluções:
  • Lições aprendidas: O que esse desastre nos ensinou? Ele provocou mudanças em leis, na criação de órgãos de controle ou na conscientização das pessoas?
  • Como podemos evitar?: Com base no que foi aprendido, o que pode ser feito para prevenir que desastres como esse se repitam no futuro?

DIVISÃO DA PESQUISA

Conforme as instruções sobre o CONTEÚDO da pesquisa feito acima, dividimos o tema pelo número da chamada do aluno. Observe o tema da sua pesquisa na lista abaixo:

Aluno nº01 - Rompimento da Barragem do Córrego do Feijão (Brumadinho/MG) – 2019

Aluno nº02 - Vazamento de Óleo no Nordeste – 2019

Aluno nº03 - Contaminação por Agrotóxicos em Lucas do Rio Verde (MT) – 2006

Aluno nº04 - Rompimento da Barragem de Fundão (Mariana/MG) - 2015

Aluno nº05 - Acidente com Césio-137 em Goiânia (GO) – 1987

Aluno nº06 - Acidente Nuclear de Fukushima (Japão) - 2011

Aluno nº07 - Uso do Agente Laranja no Vietnã (Década de 1960)

Aluno nº08 - O Envenenamento em Minamata (Japão) - Décadas de 1930 a 1960

Aluno nº09 - Maré Negra do Golfo do México (Deepwater Horizon) - EUA – 2010

Aluno nº10 - Seca do Mar de Aral (Cazaquistão/Uzbequistão) - a partir de 1960

Aluno nº11 - Vazamento de Gás de Bhopal (Índia) - 1984

Aluno nº12 - Desastre de Chernobyl (Ucrânia) – 1986

Aluno nº13 - Contaminação do Rio Tapajós pelo Mercúrio (Garimpo do Ouro)

Aluno nº14 - Incêndio no Pantanal – 2020


OBSERVAÇÃO
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 24/10/25 (PRAZO: 10 DIAS)
_____________________________________________________


ATIVIDADE 02/3T - PRODUÇÃO DE ENERGIA
 PLANO DE ESTUDO DE SETEMBRO


INSTRUÇÕES

Passo 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:

https://www.geokratos.ggf.br/2023/08/energias-alternativas.html

Passo 02 – Faça uma RESUMO do texto e tabela no CADERNO.


OBSERVAÇÃO
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 03/10/25.

____________________________________


ATIVIDADE 01/3T - MODOS DE PRODUÇÃO
 PLANO DE ESTUDO DE SETEMBRO

INSTRUÇÕES

Passo 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:

https://www.geokratos.ggf.br/2024/06/modos-de-producao.html

Passo 02 – Após a leitura e interpretação do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total são 10 imagens totalizando 10 perguntas;

Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor.

AVISOS

Data de entrega: 19/09/2025

FAÇA O CABEÇALHO COMPLETO E COLOQUE O TEMA DA ATIVIDADE

1,0 ponto a menos nas atividades que descumprirem as instruções acima.

______________________________________________________________

ATIVIDADES DO 2º TRIMESTRE


ATIVIDADE 05/2T - AMAZÔNIA
 PLANO DE ESTUDO DE AGOSTO


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Pesquise sobre os tipos de ecossistemas que existem na região Amazônica listados abaixo e registre no CADERNO:

1-) Mata de Igapó;
2-) Mata de Várzea;
3-) Mata de Terra Firme.

Passo 02 - Defina no CADERNO:

a) Ecossistema;
b) Bioma;
c) Habitat;
d) Aquífero;
e) Biodiversidade.

OBSERVAÇÃO
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 08/08/25.
__________________________________________________

ATIVIDADE 04/2T - CLIMOGRAMA
 PLANO DE ESTUDO DE JUNHO


INSTRUÇÕES


Passo 01 - Leia o texto e analise e interprete os climogramas do link a seguir:

https://www.geokratos.ggf.br/2023/03/climograma.html

 

Passo 01 - Copie e responda em FOLHA SEPARADA as questões abaixo:



OBSERVAÇÃO
  • Questões à caneta e respostas a lápis.
  • Entrega:  a partir do dia 01/07/25.


___________________________________________

ATIVIDADE 03/2T - Bacias Hidrográficas
 PLANO DE ESTUDO DE JUNHO



INSTRUÇÕES

 Passo 01 - Acesse ao vídeo do link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=mwRYjfPRYGs&ab_channel=geoilustrada

OBS: Você pode consultar ainda este dois links para realizar a atividade:

1- https://www.geokratos.ggf.br/2023/09/mapa-mental-11-bacia-hidrografica.html
2- https://www.geokratos.ggf.br/2024/05/bacia-hidrografica.html

Passo 02 - Responda no caderno as questões da lousa abaixo:



OBSERVAÇÃO
  • Questões à caneta e respostas a lápis.
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 13/06/25.

__________________________________________

ATIVIDADE 02/2T - Vegetação Litorânea
 PLANO DE ESTUDO DE MAIO



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Pesquise sobre os tipos de vegetações que existem no litoral do estado de São Paulo listados abaixo e registre no CADERNO:

1-) Mata de Jundu;
2-) Mata de Restinga;
3-) Mangue;
4-) Mata Paludosa;

Passo 02 - Defina no CADERNO:

a) Planície Costeira;
b) Litoral;
c) Vegetação litorânea.


OBSERVAÇÃO
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 30/05/25.


________________________________________________________


ATIVIDADE 01/2T - Cubatão - O Vale da Morte
 PLANO DE ESTUDO DE MAIO

INSTRUÇÕES

Passo 01 - Investigue as causas e os efeitos que levaram Cubatão a ser conhecida como Vale da Morte. O objetivo é a elaboração de um texto. Inclua, se possível um depoimento de um morador ou familiar que vivenciou esse período, destacando os impactos na vida cotidiana. Ao final, apresente as medidas adotadas para reverter o cenário de poluição extrema, que a tornou, no passado, uma das cidades mais poluídas do mundo.

O vídeo do link a seguir (documentário de 1987), contribuirá na sua investigação (pesquisa inicial):

https://www.youtube.com/watch?v=s6zzwvK0R5E&t=188s&ab_channel=Cubat%C3%A3otemCulturaSim%21

Passo 02 - Construa um texto dissertativo-expositivo (ou dissertativo-informativo), com possíveis elementos de narração e descrição em trechos específicos.

OBSERVAÇÕES

Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 23/05/25.

O texto deverá ter no mínimo seis parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão.


------XXXXXXXXXX-------


ATIVIDADES DO 1º TRIMESTRE


ATIVIDADE 04/1T - Os Principais Relevos do Mundo
 PLANO DE ESTUDO DE ABRIL


INSTRUÇÕES

Realize uma pequena pesquisa sobre os relevos listados abaixo e registre no CADERNO:

1-) Cordilheira dos Andes;
2-) Alpes europeus;
3-) Planalto Tibetano;
4-) Planície do Congo;
5-) Dorsal Atlântica;
6-) Fossa das Marianas.

INFORMAÇÕES BÁSICAS DO RELEVO: Dimensões, localização, origem (formação), condições climáticas, influencia no clima e curiosidades.

OBSERVAÇÃO
  • Questões à caneta e respostas a lápis.
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 09/05/25.
_______________________________________

ATIVIDADE 03/1T - Tipos de Clima no Mundo
 PLANO DE ESTUDO DE ABRIL


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Cole no CADERNO de Geografia a tabela abaixo fornecida pelo professor:


Passo 02 - Pesquise no mapa do link a seguir os tipos de clima solicitados na tabela acima:

Passo 03 - Pesquise na Internet ou diretamente no site GEOKRATOS, as outras informações e dados solicitados na tabela acima.


OBSERVAÇÕES
  • Preencha a caneta e se possível com LETRA DE FORMA
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 11/04/25.

___________________________________

ATIVIDADE 02/1T - Desigualdade Educacional
 PLANO DE ESTUDO DE MARÇO


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leiam o texto e vejam as imagens do link abaixo:

TEXTOS E IMAGENS NO LINK👇👇
https://www.geokratos.ggf.br/2023/04/desigualdade-educacional-ou-social.html

Passo 02 - Copie as questões da lousa abaixo no CADERNO de geografia e responda
.


OBSERVAÇÕES
  • Questões à caneta e respostas a lápis.
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 04/04/25.


________________________________

ATIVIDADE 01/1T - O Sistema Solar
 PLANO DE ESTUDO DE MARÇO



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia os textos e os mapas mentais (imagens explicativas):

TEXTOS E IMAGENS NO LINK👇👇
https://www.geokratos.ggf.br/2024/02/o-sistema-solar.html

Passo 02 - Copie as questões da lousa abaixo no CADERNO de geografia e responda
.



OBSERVAÇÕES
  • Questões à caneta e respostas a lápis.
  • Entrega / Visto no caderno / Correção:  a partir do dia 21/03/25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.