|  | 
| POSTADO EM 26/10/25 | 
- Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
- Pesquisa à caneta (menos 1,0 ponto para o pesquisa feita a lápis);
- Uma página do seu caderno é suficiente para expor uma boa pesquisa;
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 07/11/25 (PRAZO: 10 DIAS).
INSTRUÇÕES
- Nome do desastre: Qual é o nome pelo qual esse evento ficou conhecido?
- Onde e quando: Localização geográfica (país, cidade/região, bioma afetado) e a data ou período em que ocorreu.
- O que aconteceu? (A Causa): Foi um acidente industrial? Um vazamento? Um incêndio florestal? Explique o motivo que desencadeou o desastre.
- Quem esteve envolvido? Identifique, se possível, os responsáveis (empresas, ações humanas) e as vítimas (comunidades, populações tradicionais, trabalhadores).
- Impactos no Meio Ambiente: Quais foram os danos aos ecossistemas? (ex: poluição de rios e solos, morte de animais, destruição de florestas).
- Impactos na sociedade: Como a população humana foi afetada? (ex: pessoas ficaram doentes, perderam suas casas, tiveram que sair de suas cidades, prejuízos econômicos).
- Lições aprendidas: O que esse desastre nos ensinou? Ele provocou mudanças em leis, na criação de órgãos de controle ou na conscientização das pessoas?
- Como podemos evitar?: Com base no que foi aprendido, o que pode ser feito para prevenir que desastres como esse se repitam no futuro?
Conforme as instruções sobre o CONTEÚDO da pesquisa feito acima, dividimos o tema pelo número da chamada do aluno. Observe o tema da sua pesquisa na lista abaixo:
Aluno nº01
- Rompimento da Barragem do Córrego do Feijão (Brumadinho/MG) – 2019
Aluno nº02 - Vazamento de Óleo no
Nordeste – 2019
Aluno nº03 - Contaminação por
Agrotóxicos em Lucas do Rio Verde (MT) – 2006
Aluno nº04 - Rompimento da
Barragem de Fundão (Mariana/MG) - 2015
Aluno nº05 - Acidente com
Césio-137 em Goiânia (GO) – 1987
Aluno nº06 - Acidente Nuclear de
Fukushima (Japão) - 2011 
Aluno nº07 - Uso do Agente
Laranja no Vietnã (Década de 1960)
Aluno nº08 - O Envenenamento em
Minamata (Japão) - Décadas de 1930 a 1960
Aluno nº09 - Maré Negra do Golfo
do México (Deepwater Horizon) - EUA – 2010
Aluno nº10 - Seca do Mar de Aral
(Cazaquistão/Uzbequistão) - a partir de 1960
Aluno nº11 - Vazamento de Gás de
Bhopal (Índia) - 1984
Aluno nº12 - Desastre de
Chernobyl (Ucrânia) – 1986
Aluno nº13 - Contaminação do Rio
Tapajós pelo Mercúrio (Garimpo do Ouro)
Aluno nº14 - Incêndio no Pantanal
– 2020
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 24/10/25 (PRAZO: 10 DIAS)
INSTRUÇÕES
https://www.geokratos.ggf.br/2023/08/energias-alternativas.html
Passo 02 – Faça uma RESUMO do texto e tabela no CADERNO.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 03/10/25.
INSTRUÇÕES
Passo 01 – Leia e compreenda o texto do
link abaixo:
https://www.geokratos.ggf.br/2024/06/modos-de-producao.html
Passo 02 – Após a leitura e interpretação
do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total
são 10 imagens totalizando 10 perguntas;
Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e
responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel
almaço) para entregar ao professor.
AVISOS
Data de entrega: 19/09/2025
FAÇA O CABEÇALHO COMPLETO E COLOQUE O TEMA DA ATIVIDADE
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 08/08/25.
Passo 01 - Leia o texto e analise e interprete os climogramas do link a seguir:
https://www.geokratos.ggf.br/2023/03/climograma.html
Passo 01 - Copie e responda em FOLHA
SEPARADA as questões abaixo:
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega: a partir do dia 01/07/25.
INSTRUÇÕES
https://www.youtube.com/watch?v=mwRYjfPRYGs&ab_channel=geoilustrada
OBS: Você pode consultar ainda este dois links para realizar a atividade:
1- https://www.geokratos.ggf.br/2023/09/mapa-mental-11-bacia-hidrografica.html
2- https://www.geokratos.ggf.br/2024/05/bacia-hidrografica.html
Passo 02 - Responda no caderno as questões da lousa abaixo:
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 13/06/25.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 30/05/25.
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Investigue as causas e os efeitos que levaram Cubatão a ser conhecida como Vale da Morte. O objetivo é a elaboração de um texto. Inclua, se possível um depoimento de um morador ou familiar que vivenciou esse período, destacando os impactos na vida cotidiana. Ao final, apresente as medidas adotadas para reverter o cenário de poluição extrema, que a tornou, no passado, uma das cidades mais poluídas do mundo.
O vídeo do link a seguir (documentário de 1987), contribuirá na sua investigação (pesquisa inicial):
https://www.youtube.com/watch?v=s6zzwvK0R5E&t=188s&ab_channel=Cubat%C3%A3otemCulturaSim%21
OBSERVAÇÕES
Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia
23/05/25.
O texto deverá ter no mínimo seis parágrafos com
introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 09/05/25.
- Preencha a caneta e se possível com LETRA DE FORMA
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 11/04/25.
https://www.geokratos.ggf.br/2023/04/desigualdade-educacional-ou-social.html
Passo 02 - Copie as questões da lousa abaixo no CADERNO de geografia e responda.
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 04/04/25.
https://www.geokratos.ggf.br/2024/02/o-sistema-solar.html
Passo 02 - Copie as questões da lousa abaixo no CADERNO de geografia e responda.
- Questões à caneta e respostas a lápis.
- Entrega / Visto no caderno / Correção: a partir do dia 21/03/25.




















 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.