terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Asteroides, Meteoroides, Meteoros e Meteoritos

        É tudo a mesma coisa??? Vamos ver:

Asteroide: Um asteroide é um pequeno corpo rochoso que orbita o Sol, geralmente encontrado no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles variam em tamanho, desde pequenos pedregulhos até corpos maiores com centenas de quilômetros de diâmetro. Os asteroides são compostos principalmente de minerais e rochas.

O asteroide Vesta é um dos maiores objetos do cinturão de asteroides entre Marte
e Júpiter e é considerado um protoplaneta. Com um diâmetro médio de
aproximadamente 525 quilômetros, Vesta é o segundo maior objeto do cinturão
 de asteroides, depois de Ceres. Ele foi descoberto pelo astrônomo
 alemão Heinrich Wilhelm Olbers em 1807 e
recebeu o nome da deusa romana do fogo e do lar.


Meteoroide: Um meteoroide é um pequeno fragmento de um asteroide ou de um cometa que orbita o Sol. Eles são geralmente menores que os asteroides e podem variar em tamanho de grãos de poeira a pedaços de rochas do tamanho de um carro. Quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra, ele se torna visível como um meteoro.

Meteoro: Quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra e começa a queimar devido ao atrito com o ar, ele cria uma trilha luminosa no céu, conhecida como meteoro. Isso é popularmente chamado de "estrela cadente". A luz brilhante que vemos é o resultado do calor gerado pela fricção entre o meteoroide e as moléculas de ar em alta velocidade.

        Podemos citar aqui também o bólido👈. Os bólidos são geralmente causados por meteoroides maiores que se tornam meteoros e produzem uma quantidade significativa de luz e calor devido à sua entrada na atmosfera em alta velocidade, podendo provocar até mesmo explosões audíveis na atmosfera. 

        No vídeo abaixo, este meteoro (meteoro de Chelyabinsk), pode se classificado como um bólido.


No vídeo abaixo, um bólido (mais brilhante que uma lua cheia),
tal como o meteoro de Chelyabinsk, registrado
em Portugal em maio de 2024.




Meteorito: Se um meteoroide (pedaço de uma asteroide ou cometa) entra na atmosfera "riscando o céu" (meteoro), sobrevive à passagem pela atmosfera da Terra e atinge o solo, ele é chamado de meteorito. Os meteoritos podem variar em tamanho, desde pequenas pedras até grandes fragmentos, e eles retêm informações valiosas sobre a composição do sistema solar e os processos que ocorrem nele.

Meteorito encontrado em Tucson, Arizona (EUA) em 2013.

CURIOSIDADE SOBRE METEORITOS
👇




       
        Em resumo, enquanto os asteroides são corpos rochosos que orbitam o Sol, os meteoroides são fragmentos desses asteroides que podem entrar na atmosfera da Terra, tornando-se visíveis como meteoros e, em alguns casos, atingindo o solo como meteoritos.
        Quando um asteroide atinge a Terra impactando o solo, ele é considerado um meteorito. Antes de atingir o solo, enquanto ainda está na atmosfera da Terra e é visível como uma trilha luminosa no céu, ele é chamado de meteoro. Portanto, o mesmo objeto (asteroide ou meteoroide) pode ser referido como um meteorito após o impacto e como um meteoro enquanto está na atmosfera terrestre.


E o COMETA????.... VEJA AQUI👈







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.