quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Pangeia

        Pangeia é o nome dado ao supercontinente que existiu há cerca de 335 milhões de anos até aproximadamente 175 milhões de anos atrás, durante a era Paleozoica e Mesozoica da história da Terra. O termo "Pangeia" foi cunhado pelo meteorologista alemão Alfred Wegener em 1912, que propôs a teoria da deriva continental para explicar a movimentação dos continentes ao longo do tempo geológico.

Separação dos continentes, a partir do supercontinente Pangeia
explicado pela teoria da Deriva do Continentes.

        A Pangeia era uma massa terrestre massiva que abrangia quase todos os continentes conhecidos hoje, incluindo a América do Norte e do Sul, Europa, África, Ásia e a Antártica, todos agrupados em uma única massa de terra. As evidências da existência da Pangeia incluem semelhanças geológicas entre os continentes, como a correspondência de formações rochosas, fósseis de plantas e animais semelhantes encontrados em diferentes continentes, e padrões de distribuição de certas espécies.

CLICK AQUI PARA ASSISTIR UMA UMA PEQUENA SIMULAÇÃO 👈

        Durante o período Triássico, a Pangeia começou a se fragmentar devido ao movimento das placas tectônicas sobre o manto terrestre. Este processo de separação deu origem à formação de novos continentes e oceanos, em um fenômeno conhecido como deriva continental. A Pangeia se dividiu em dois supercontinentes principais: Laurásia, que incluía a América do Norte, Europa e Ásia; e Gondwana, que compreendia a América do Sul, África, Antártica, Austrália e a Índia.

Nesta representação, visualizamos a hipotética disposição dos países
atuais sobre mapa da antiga Pangeia.

        A teoria da Pangeia e da deriva continental revolucionou a compreensão da geologia e da história da Terra, fornecendo uma explicação para a distribuição dos continentes e dos oceanos e evidenciando a dinâmica constante do planeta ao longo de milhões de anos. A compreensão da Pangeia também tem implicações significativas para a biogeografia, paleontologia e outras áreas das ciências da Terra.




PARA SABER MAIS, ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR.
👇👇👇👇



NO PRÓXIMO VÍDEO, VEJA ALGUMAS SIMULAÇÕES REALIZADAS
BASEADAS NO COMPORTAMENTO DO MOVIMENTO ATUAL DAS
 PLACA TECTÔNICAS, TEORIZANDO DE COMO SERÁ A DISPOSIÇÃO DOS CONTINENTES DAQUI A 200 MILHÕES DE ANOS, OU SEJA,
O FUTURO DA TERRA.
👇👇👇👇




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.